ESTAÇÃO FERROVIÁRIA "VERMELHO VELHO"
HISTÓRICO DA LINHA:
Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
A ESTAÇÃO:
"A estação denominada Vermelho Velho, inaugurada em 1931, serve também à povoação de Vermelho Novo, distante 15 quilômetros aproximadamente do eixo da linha, e com mais de 1500 habitantes; e à de Óculo dos Pintos, situada a uma distância aproximada de 18 quilômetros, com uma população, mais ou menos, de 800 habitantes." (descrição da própria E. F. Leopoldina sobre a estação, na época da inauguração da estação) Pelo menos até 1980 ainda trafegavam por ali trens mistos, trazendo passageiros para a estação. "A estação de Vermelho Velho situa-se numa fazenda onde há um pesque-e-pague. Note os lagos entre os prédios da estação (foto)" (Pedro Paulo Resende, 05/2006).
Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil
No comments:
Post a Comment