Pages

Monday, March 14, 2011

Comunidades:


SÃO GERALDO DO CAFEZAL E AS MISSÕES RENOVADORAS DO CATOLICISMO PÓS-CONCILIAR


A comunidade eclesial São Geraldo do Cafezal surgiu na eferverscência do Concílio Vaticano II. Durante os anos 60 e 70, várias lideranças católicas de Vermelho Velho começaram realizar missões fundadoras de novos núcleos eclesiais dentro da paróquia. São Geraldo foi fundada em outubro de 1973, por Aristides Antônio da Silva (1925-2010) e Agenor Lucas Filho. Esses receberam o apoio de Varonil Antônio da Silva, Cícero Antônio da Silva, Regino e Salvino Antônio da Silva.

A primeira coordenadoria foi composta por Aristides Antônio da Silva (coordenador); Cícero Antônio da Silva (tesoureiro), Varonil Antônio da Silva (zelador) e Nely (coordenadora da liturgia). A primeira missa foi presidida pelo padre Antônio Carvalho, então pároco de Vermelho Velho. As atividades pastorais foram interrompidas no final de 1980. Depois da superação de crises internas, reinicia-se no ano seguinte. Outra capela foi construída. A primeira era uma casa improvisada na Fazenda Cachoeira Alta.

Durante os anos, várias pessoas dirigiram a comunidade. Foram secretários: Geraldo Nazário, Geraldo Leandro da Silva, Cláudia Carvalho. Foram tesoureiros: Cícero A. da S., Ananias Feliciano e Aristides A. da S. Foram catequistas: Nely, Varonil, Antônio Moreira, Delice Lucas, Isabel, Leila, Sérgio Neto, Eules Lucas, Nadir Maria da Rocha. Na década de 80, houve importantes associações religiosas como Filhas de Maria, Liga Católica (com 18 membros) e Apostolado da Oração. Nos anos 90, os Grupos de Reflexão e de Jovens dominaram o cenário. Porém, o intenso êxodo rural deixou a população reduzida. São Geraldo se situa a 6 km2 de Vermelho Velho.


FONTE: Wikipédia.

No comments: